Conforme explica o Dr. Bruno Burilli Santos, o sistema judiciário brasileiro é composto por diversos órgãos, e tem a função de garantir a aplicação da Justiça, através da interpretação e cumprimento das leis do país. O principal objetivo do sistema é garantir a justiça e a proteção dos direitos dos cidadãos brasileiros. Mas ainda que essa temática seja totalmente importante, podemos notar que são poucas as pessoas que se interessam pelo assunto, ou buscam informações a respeito das leis e do Direito em geral.
Contudo, conhecer o tema do Direito é totalmente importante, pois é através dele que se estabelecem as regras que governam a sociedade e que podem afetar diversos aspectos da nossa vida: desde relações pessoais até atividades profissionais. E sabendo dessa necessidade, decidimos criar este artigo, que explica um pouco mais sobre a precisão de conhecer o tema do Direito, tal como algumas táticas para conseguir maiores informações sobre o assunto. Logo, se esse assunto é do seu interesse, que tal ler o texto até o final?
Por que as pessoas não se interessam pela área do Direito?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender: por que as pessoas não se interessam tanto pela área do Direito? A verdade é que existem várias razões pelas quais as pessoas podem não se interessar pelo conteúdo. Conforme explica o advogado Bruno Burilli, basicamente, algumas pessoas podem achar que é uma área muito complexa e difícil de entender, enquanto outras podem simplesmente não ter interesse em questões legais. Além disso, a falta de acesso à educação jurídica pode contribuir para a falta de interesse.
Por que a área do Direito é tão relevante?
Ainda assim, é sempre bom lembrar que a área do Direito é extremamente relevante, pois ela é responsável por estabelecer e regular as normas que governam a sociedade, garantindo a justiça, a ordem e a segurança jurídica. Além disso, como você já deve imaginar, o Direito também é importante para a proteção dos direitos e liberdades individuais e coletivas, bem como para a solução de conflitos e controvérsias que surgem na vida em sociedade.
Como buscar por maiores informações sobre o Direito
E agora que você já sabe um pouco mais sobre essa importância de conhecimento, está mais do que na hora de aprender a pesquisar mais sobre o tema, certo? Conforme pontua o Dr. Bruno Burilli Santos, existem diversas formas de buscar por mais informações sobre o assunto. Uma delas é pesquisar em sites de instituições jurídicas, como a OAB e os tribunais de justiça, ou se você preferir, é possível buscar por livros, artigos e outras publicações especializadas na área do Direito. Também é recomendável acompanhar notícias de canais de comunicação confiáveis.
Aproveite para ajudar os demais a buscar informações sobre o tema
Inclusive, você também pode apostar em diversas maneiras de ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o Direito. Algumas sugestões são:
- Compartilhar informações relevantes sobre o assunto em redes sociais, blogs ou sites;
- Criar materiais educativos, como vídeos e podcasts — para explicar conceitos jurídicos de forma clara e acessível;
- Organizar eventos ou palestras para falar sobre temas de interesse do público em geral;
- Participar de projetos sociais que ofereçam serviços jurídicos gratuitos ou de baixo custo;
- Incentivar o diálogo e a reflexão sobre questões do tema em grupos de discussão.
Bom, dada as dicas, você só precisa lembrar de sempre buscar fontes confiáveis e atualizadas para complementar as suas informações e orientações, pois, segundo Bruno Burilli, nos dias atuais, é possível se deparar com muitas informações falsas ou pouco relevantes que facilmente poderão comprometer o seu repertório de dicas.