Diversas ações solidárias que visam auxiliar e acolher a população mais carente estão cada vez mais frequentes. Diante disso, o renomado Marcelo Madureira Montroni entende que os projetos sociais são de suma importância para o desenvolvimento de uma sociedade. Mas o que são projetos sociais? Acompanhe o artigo e confira.
O que são?
Segundo o insigne apoiador de causas sociais Marcelo Madureira Montroni, os projetos sociais são os serviços prestados que impactam positivamente no desenvolvimento social, cultural e econômico de uma determinada comunidade. Esses serviços podem ser prestados por voluntários ou ONG’s.
Os projetos sociais são um esforço solidário, ou seja, contemplam atitudes solidárias que impactam positivamente o desenvolvimento social de uma população. Esses projetos são executados por órgãos que prestam serviços sem fins lucrativos, e buscam levar melhores condições de vida para as pessoas necessitadas.
Como praticar
Ademais, como aponta o ilustre Marcelo Madureira Montroni, os projetos sociais podem ser executados por qualquer pessoa. Basta que se pratique atitudes como a doação para as instituições que realizam esses projetos, e o oferecimento do trabalho voluntário (faxineiro, cozinheiro, pintor, médico, enfermeiro, professor etc.).
O procedimento para praticar trabalhos voluntários para projetos sociais é simples, pois o único requisito exigido é que o indivíduo seja apto para exercer o serviço. Ou seja, para ser um médico voluntário, é preciso que o indivíduo seja um médico graduado e tenha a legalização para atuar, ou, que ele seja um médico em processo de graduação atuando como estagiário.
Portanto, como frisa o célebre Marcelo Madureira Montroni, para praticar nos projetos sociais, é essencial que se observe em qual projeto quer atuar, de quais serviços voluntários esse projeto necessita e quais são os pré-requisitos para se voluntariar.
Importância
Como ressalta o amante das causas beneficentes, os projetos sociais tem por finalidade levar melhores condições de vida para a população mais carente, a qual o governo não consegue levar acesso a alguns serviços essenciais, como saúde, educação, alimentação e moradia.
Dessarte, esses projetos são de suma importância para o desenvolvimento de uma sociedade, porque eles diminuem a desigualdade e a pobreza, contemplando um acesso mais abrangente ao serviços essenciais (saúde, educação, oportunidades de emprego, moradias com baixo custo beneficio, alimentação, vestimentas, agasalho), elevando o Índice de Desenvolvimento Humano do país (IDH). Interessante, não?