Tribuna EsportivaTribuna EsportivaTribuna Esportiva
  • Home
  • Brasil
  • Esportes
  • Notícias
  • Politica
  • Sobre Nós
Search
Reading: Assistir a esportes pode induzir mudanças na estrutura do cérebro, diz estudo
Share
Font ResizerAa
Tribuna EsportivaTribuna Esportiva
Font ResizerAa
Search
  • Home
  • Notícias
  • Esportes
  • Politica
  • Brasil
Tribuna Esportiva > Blog > Notícias > Assistir a esportes pode induzir mudanças na estrutura do cérebro, diz estudo
Notícias

Assistir a esportes pode induzir mudanças na estrutura do cérebro, diz estudo

Kinasta Balder
Kinasta Balder abril 18, 2024
Share
4 Min Read
SHARE

Para muitas pessoas, o esporte é uma paixão. Torcer, vibrar e comemorar a vitória do time de coração ou de um atleta favorito pode ser uma fonte de diversão e aumento do bem-estar. Diante disso, um estudo inovador, feito por pesquisadores da Universidade de Waseda, no Japão, conseguiu mostrar que, de fato, assistir a esportes ativa circuitos de recompensa no cérebro, levando à felicidade ou ao prazer.

Além disso, os pesquisadores descobriram que assistir a esportes com frequência está associado a mudanças nas estruturas cerebrais. As descobertas foram publicadas online em março, na Sports Management Review.

A equipe de pesquisadores foi liderada pelo professor Shintaro Sato, da Faculdade de Ciências do Esporte da Universidade de Waseda. Para o estudo, o time utilizou uma abordagem com diferentes métodos, combinando análise de dados de outros estudos, autorrelatados (com base na descrição dos participantes) e neuroimagem para compreender a ligação entre assistir a esportes e o bem-estar.

“Um desafio significativo na investigação do bem-estar é a natureza subjetiva dos procedimentos de medição, que pode levar a resultados tendenciosos. Portanto, os nossos estudos concentraram-se em medidas subjetivas e objetivas de bem-estar”, explica Sato, em comunicado à imprensa.

Ou seja, os pesquisadores, além de se basearem no que os próprios participantes do estudo diziam sobre o bem-estar ao assistir a um esporte, eles utilizaram métodos que avaliam como a atividade pode, de fato, mexer com o cérebro.

Para isso, foram feitos três estudos: no primeiro, os pesquisadores analisados dados públicos em grande escala sobre a influência de assistir a esportes em 20 mil residentes japoneses. Os resultados desse estudo confirmaram o padrão contínuo de aumento do bem-estar relacionado ao esporte. No entanto, esse estudo não era capaz de fornecer uma visão mais profunda entre o consumo de esportes e o bem-estar.

No segundo estudo, os pesquisadores utilizaram um questionário online para entender se a relação entre esporte e o bem-estar varia de acordo com o esporte assistido. Para essa fase da pesquisa, foram envolvidos 208 participantes, que foram expostos a vários vídeos esportivos e tiveram seu bem-estar avaliado antes e depois dos vídeos.

As descobertas deste estudo mostraram que esportes populares, como beisebol e futebol, exerceram um impacto maior na melhora do bem-estar em comparação com esportes menos populares, como o golfe.

Porém, foi o terceiro estudo que trouxe descobertas inovadoras. Nele, a equipe empregou técnicas de neuroimagem para examinar alterações na atividade cerebral depois que os participantes assistiram aos esportes. Nessa etapa, participaram 14 japoneses saudáveis, que foram submetidos a ressonância magnética e cuja atividade cerebral foi analisada enquanto assistiam a clipes esportivos.

Os resultados deste estudo mostraram que a prática de esportes desencadeou a ativação dos circuitos de recompensa do cérebro, que são indicativos de felicidade ou prazer.

Além disso, os pesquisadores descobriram que os indivíduos que relataram assistir esportes com mais frequência tinham um maior volume de massa cinzenta em regiões associadas aos circuitos de recompensa, sugerindo que a prática regular de esportes pode induzir gradualmente mudanças nas estruturas cerebrais.

“Descobriu-se que as medidas subjetivas e objetivas de bem-estar são positivamente influenciadas pela prática de esportes. Ao induzir mudanças estruturais no sistema de recompensa do cérebro ao longo do tempo, promove benefícios a longo prazo para os indivíduos. Para quem busca melhorar o bem-estar geral, assistir regularmente a esportes, principalmente os mais populares como o beisebol ou o futebol, pode servir como um remédio eficaz”, comenta Sato.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Governo apresenta iniciativas para o esporte em evento com medalhistas olímpicos
Next Article Beto Lago: ‘Qual o planejamento pensado para o futebol alvirrubro e quem será quem no setor’
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Robson Gimenes Pontes
Riscos e oportunidades da securitização no Brasil: o que o empresário precisa saber
Notícias maio 20, 2025
Eventos esportivos movimentam alunos das unidades da Prefeitura
Politica maio 14, 2025
Criciúma se Prepara para Receber um Grande Evento Esportivo: O Jogo da Seleção Brasileira de Vôlei
Esportes maio 14, 2025
Vitória Belfort: A Promessa do Vôlei Brasileiro Surge com um Convite de Ouro
Notícias maio 14, 2025
Seleção Brasileira: sem Endrick, Dorival deve escalar titulares em amistoso
Notícias
Rafael Bittencourt Licurci de Oliveira
A dança global da mão de obra qualificada: uma exploração sem roteiro
Notícias

TribunaEsportiva: A jogada perfeita para quem busca as últimas notícias do mundo. Do esporte à política, passando por tecnologia e muito mais, aqui você encontra tudo o que precisa saber para estar sempre bem informado. Nosso time de jornalistas está sempre em campo, trazendo as informações mais relevantes e atualizadas.

2025 Tribuna Esportiva - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?